You are here

30ª Mercopar terá edição histórica com foco na geração de negócios

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial – ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Reúne pequenos, médios e grandes negócios de segmentos variados como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, e Startups. A edição que marca os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina, terá mais de 300 expositores em 20 mil metros quadrados de área ocupada. Em 2020, realizada em formato híbrido, a Mercopar bateu recorde com R$ 128 milhões em negócios gerados, recebendo 7.184 visitantes presenciais e 5.038 acessos na plataforma online.

De acordo com o presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae, entidades promotoras da Feira, Gilberto Porcello Petry, a Mercopar tem na edição de 2021 a missão de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil. “Muito além de um evento estratégico para o setor, tornou-se uma referência em protocolos de segurança, sendo a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os procedimentos em meio a pandemia do novo coronavírus. Tal feito possibilitou a realização de negociação em um momento delicado, ofereceu um ambiente de aproximação entre pequenas e grandes empresas e bateu recorde de geração de negócios. A 30ª edição da Mercopar oportunizará muito além de negócios, será um momento de projetar o futuro”, afirma.

Para o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy, além da retomada econômica, a 30ª Mercopar representa um espaço para alavancar os negócios com novas oportunidades para o próximo ano. “O evento tem protagonismo destacado. Oferecemos muito conteúdo sobre o setor, com projeções para os próximos anos: para onde a indústria vai olhar, como as tecnologias vão evoluir, como serão as relações entre parceiros e quais segmentos irão se destacar, como por exemplo, energia e manufaturas sustentáveis. Neste ano em que comemoramos os 30 anos da Mercopar, queremos, mais uma vez, fazer uma Feira para entrar na história”, diz.

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar, evitando aglomerações. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos.

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país, a edição de 2021 irá ocorrer de forma híbrida (on-line e presencial) com o foco na geração de negócios e cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança sanitária em meio a pandemia. As ações atendem o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, estão previstas medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras permanecem obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital dos participantes, para evitar aglomerações. O fluxo na feira segue controlado, por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso, com distanciamento mínimo de um metro e circulação em dois sentidos. Para manter a segurança dos participantes, a feira terá entrada com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Dispensers e tótens com álcool em gel serão instalados em todos os espaços do evento, com higienização diária dos aparelhos de ar-condicionado.

 

Durante a Mercopar, a programação paralela prevê diferentes atrações. Clique no botão abaixo para ler sobre algumas delas:

    SALÃO DE NEGÓCIOS - Com o objetivo de gerar conexões entre empresas e novos negócios, a 30ª Mercopar contará com diversas ações, presenciais e digitais. O Encontro Virtual de Negócios Internacionais, que proporciona agendas com organizações por meio de uma plataforma de matchmaking online, acontece das 10h às 18h, e, diferentemente de 2020, quando foi realizado de forma online e presencial, nesta edição da Mercopar, será totalmente virtual. O encontro é promovido pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a CNI. Mais informações em cinbusiness@fiergs.org.br ou (51) 3347-8866. Já tradicional na Feira, o Projeto Comprador, que acontece durante os três dias, das 14h às 19h, terá rodadas presenciais e digitais. O projeto visa a aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das organizações.

    ROBÔS DA MERCOPAR 2021 - Durante os três dias de evento, robôs que costumam exercer atividades em fábricas, terão suas tecnologias adaptadas para interagir com o público. Entre as atrações estarão um AMR (robô móvel autônomo), que irá auxiliar os presentes na feira a se localizarem e encontrarem estandes; um braço mecânico no qual o visitante poderá acoplar o celular e tirar uma foto ou gravar um vídeo; e robôs que estarão servindo sorvete e suco aos visitantes na Praça de Alimentação.

    FÓRUM ENCADEAR SUMMIT - Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre organizações de diferentes portes, o Fórum Encadear Summit apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. A iniciativa, que ocorrerá no Espaço Inspiração, no dia 5 de outubro, das 16h às 20h, no Espaço Inspiração, terá como foco o aumento da competitividade pelo pressuposto de estabelecer laços cooperativos de longo prazo que beneficiem, simultaneamente, grandes e pequenas empresas de uma mesma cadeia de valor. Inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/EncadearSummit. 

    1º FORUM DA CADEIA AUTOMOTIVA – O 1º Fórum da Cadeia Automotiva será realizado no dia 5 de outubro, no Espaço Inspiração. Estreando na Feira, o encontro irá trazer tendências e perspectivas do setor automotivo, bem como cases de eletromobilidade. O momento é promovido pela APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, SIMMME, Simplás, Simecs, FIERGS, Sebrae-RS, Senai-RS, SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e Instituto Hélice. Além de abordar tópicos relevantes para a construção de conhecimento do setor, contará com grandes nomes da área, como o presidente da CAOA, Mauro Luis Correia; o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Pugliese Siqueira; o engenheiro da Jaguar, Daniel Thomazi, entre outros.

    DIÁLOGOS GIGIA BANDEIRA - Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), o Diálogos Gigia Bandera tem como objetivo destacar a história e o futuro da indústria da Serra Gaúcha. O momento é alusivo ao Mérito Metalúrgica Gigia Bandera, que reconhece personalidades que, com sua visão estratégica e representação institucional, empresarial e em defesa da livre iniciativa, conseguem desenvolver suas organizações. O evento ocorre dia 7 de outubro, das 13h30min às 15h30min, no Espaço Futuro, e receberá agraciados da honraria para debater a temática Valorizando a história, projetando o futuro.

    SEMINÁRIO COMPETITIVIDADE E QUALIDADE - A 26ª edição do Seminário Competitividade e Qualidade, promovido pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), será realizado no dia 6 de outubro, às 17h30min, no Espaço Futuro. Com o objetivo de gerar networking com resultados, gerar negócios e trazer conteúdo em todos os níveis, o momento irá apresentar ferramentas, soluções e conexões para o desenvolvimento do setor na região.

    SERVIÇO

    • 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial
    • Data: 5, 6 e 7 de outubro
    • Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 
    • Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul/RS)
    • Inscrições: https://bit.ly/Credenciamentomercopar 
    • Entrada: Gratuita e limitada
    • Mais informações: https://mercopar.com.br/.
    Publicado Wednesday, 29 September 2021 - 4h32