Dia 06 de outubro de 2021, das 15h às 17h, no Auditório Futuro da 30ª Mercopar.
Palestras que discutiram os desafios e os caminhos para uma indústria mais tecnológica, com apresentações de cases de empresas e instituições que já estão nesta caminhada e possuem aplicações de tecnologias em cenário real.
O seminário acontecei de forma presencial e on-line (transmitido ao vivo pela plataforma da Mercopar e Youtube do IEL/RS).
Cronograma:
15h00 – Abertura com Daniel Martin Ely - Coordenador do CITEC, Diretor CIERGS, CTO e Vice-Presidente Executivo das Empresas Randon
15h10 – Palestra: EMBRAPII – apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0
Palestrante: Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações da EMBRAPII
A palestra abordou o modelo EMBRAPII (um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I), evidenciando projetos relacionados à "Indústria 4.0" e a nova parceria da EMBRAPII e Sebrae RS, que apoiam projetos entre pequenas e médias empresas e startups gaúchas no Estado. O convidado, Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMBRAPII, trouxe alguns cases de sucesso do modelo da EMBRAPII, com destaque para os cooperativos entre empresas, além do programa Lab2Mkt.
15h40 – Palestra: Como antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção corretiva?
Palestrante: Caroline Menegat – Gerente de Suporte e Projetos na Dynamox
Case de sucesso de monitoramento sem fio em máquinas de indústria metalmecânica gaúcha.
16h10 – Painel: Célula 4.0 | Desafios da Integração de Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0
Palestrantes: Hernane Kaminski Cauduro – Diretor da Metal Work, Igor André Krakheche – Coordenador de Serviços de Inovação e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, e Fabiano Rath - Gerente de Operações no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica
No encontro, os palestrantes apresentaram a Célula Demonstrador 4.0 e todas as etapas do processo do seu desenvolvimento. Comentou-se desde o lançamento do desafio pela Rede RS Indústria 4.0, até a integração dos 12 fornecedores de tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0, com a condução do SENAI/RS, que atuou no desenvolvimento de uma célula de montagem 4.0 completa. Os palestrantes comentaram os detalhes das etapas e a sinergia entre os fornecedores, as dificuldades na integração das tecnologias, até o momento de atingir o cliente final.
16h30 – Debate
Mediador: Artur Roberto de Oliveira Gibbon - Presidente da Reginp - Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação
17h00 – Encerramento