Você está aqui

Um dos eixos de atuação do Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC/FIERGS é a competitividade através da Indústria 4.0.

Para ampliar o nível de conhecimento sobre o tema, foi desenvolvida a Jornada 4.0, uma iniciativa com espaços para debates, exposição de cases industriais e conteúdo técnico que busca despertar uma conversa e evidenciar potenciais oportunidades para as Indústrias do Rio Grande do Sul, além de gerar conexões entre os stakeholders.

A Jornada 4.0 acontece durante a Mercopar – Feira de Inovação Industrial, e tem o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS. 

OBJETIVOS:

  • Demonstrar ao setor industrial do Rio Grande do Sul as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 através de soluções de fornecedores de tecnologias e demonstração de cases de organizações que já estão nesta jornada.  
  • Acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores industriais que envolvem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, compartilhando experiências e conteúdo com uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial. 

Estrutura:

Espaços físicos destinados às empresas com produtos ou serviços vinculados às tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, desenvolvidas pela empresa ou em parcerias. A exposição acontece na Mercopar - Feira de Inovação Industrial e tem duração de quatro dias. Aproximadamente 55 expositores participaram da Jornada 4.0 nas edições de 2018, 2019, 2020 e 2021. 

Momentos virtuais onde são abordados uma prévia dos conteúdos e cases que estarão na Jornada 4.0 do referente ano. Em 2021, as lives geraram 714 visualizações no Youtube.

Visitas agendadas em empresas do RS que já possuem um desenvolvimento na indústria 4.0, com o objetivo de apresentar soluções, dividir expectativas e compartilhar ideias sobre a temática.

Palestras que abordam os desafios e os caminhos para uma indústria mais tecnológica, com apresentações de cases de quem já está nesta caminhada e possuem aplicações de tecnologias em cenário real. As edições anteriores contaram com 472 participantes presenciais e 247 acessos na plataforma digital ao vivo nos eventos de 2020. A última edição contou com 177 inscritos e 945 acessos pela plataforma digital da Mercopar e do Youtube.

Demonstração de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, aplicadas através da integração de fornecedores da Rede RS Indústria 4.0 em uma célula funcional, disponível durante os dias da Mercopar.


Para quem? 

O público-alvo são indústrias, sindicatos e associações representativas do setor, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades.


Se interessou?

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Amplie oportunidades e conhecimento sobre a Indústria 4.0
A Jornada 4.0 - Inovar com os pés no chão aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2021, durante a 30ª Mer...
A edição da Jornada 4.0 de 2020 foi realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, na MERCOPAR, em Caxias do Sul...
A edição da Jornada 4.0 de 2019 foi realizada de 1° a 3 de outubro, na MERCOPAR, em Caxias do Sul/RS.
A edição da Jornada 4.0 de 2018 foi realizada no dia 20 de novembro, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto...
Quer saber mais?