Você está aqui
Engenharia de Polímeros
O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros iniciou suas atividades em outubro de 1992 como CETEPO - Centro Tecnológico de Polímeros em São Leopoldo - RS.
O Instituto está estabelecido no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. A rede nacional de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia foi concebida a partir do incentivo da Mobiliação Empresarial pela Inovação (MEI), movimento que concentra mais de 150 lideranças das maiores empresas brasileiras, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)
O Instituto atua em projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias tecnológicas e serviços metrológicos na área de polímeros. Também desenvolve atividades de difusão do conhecimento através de eventos técnicos e cursos abertos ou in-company na área de polímeros.
Conta com profissionais qualificados, infraestrutura e equipamentos modernos (acesse lista), com capacidade para atender às mais diversas demandas tecnológicas e atua como indutor de inovação na indústria brasileira.
O Instituto é uma unidade credenciada pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para desenvolver projetos de PDI em suas áreas de competência. Isso significa que os projetos de inovação da sua empresa podem ter custos e riscos reduzidos - saiba mais clicando no link acima ou entre em contato conosco.
EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
O que é EMBRAPII?
É uma Organização Social (OS) pelo Poder Público Federal financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Qual a missão da EMBRAPII?
Contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.
Como a EMBRAPII contribui para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira?
A EMBRAPII tem um modelo de atuação que permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das empresas – características fundamentais para o processo de inovação.
Os recursos não reembolsáveis administrados pela EMBRAPII são utilizados nos projetos entre empresas e instituições de pesquisa, credenciadas por sua excelência, foco tecnológico e capacidade de atender às demandas de PD&I das empresas.
Como funciona o sistema EMBRAPII?
A empresa pode dividir os custos de projetos de PD&I com a Unidade EMBRAPII e a EMBRAPII, que contribui com até um terço dos custos dos projetos de suas Unidades, reduzindo o aporte financeiro necessário para a inovação. Dessa forma, os riscos e os custos diminuem, e com maior conteúdo tecnológico das inovações, a competitividade empresarial aumenta.
Como são os contratos EMBRAPII?
A negociação é feita diretamente entre a empresa e a Unidade EMBRAPII, sem intermediários. Os contratos são fechados em dois meses.
As Unidades EMBRAPII (UE) credenciadas estão habilitadas a prospectar e executar projetos de inovação em parceria com empresas, na área de competência definida, pelo período de seis anos.
Por que os projetos de inovação EMBRAPII são garantia de sucesso?
- As empresas e Unidades EMBRAPII possuem autonomia para firmar e executar projetos de PD&I.
- O foco é 100% na demanda empresarial.
- Compromisso com resultados.
- Gestão de projetos.
- Capacitação de profissionais e infraestrutura.
- Acordo entre as empresas e a Unidade EMBRAPII sobre a propriedade intelectual.
- Menor risco e custo para as empresas.
Quais sãos as competências tecnológicas do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros?
Desenvolvimento de materiais não metálicos naturais e sintéticos, que demandam diferentes tecnologias de obtenção, caracterização e processamento, identificadas ao longo da cadeia produtiva da indústria de polímeros, de interesse e aplicação em engenharia e pelas empresas industriais.
Nesta cadeia estão as indústrias Petroquímica e Química, produtoras de matérias-primas; em seguida estão as empresas de processamento que incluem as indústrias dos setores da Borracha, do Plástico, de Compósitos, de Tintas e Adesivos. Na sequência, estão os usuários de produtos de base polimérica, que fabricam bens e produtos finais utilizando-se destes últimos como insumos e componentes, tais como os setores automotivo, naval, saúde, médico-hospitalar, calçadista, aeronáutico, construção civil, embalagens, brinquedos, saneamento, máquinas agrícolas, equipamentos, petróleo, gás, entre outros.
Em quais linhas de atuação o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros está credenciado pela EMBRAPII?
- Compósitos: desenvolvimento de blendas e compósitos, incluindo aditivação, processamento e reforço de elastômeros e termoplásticos.
- Elastômeros (borracha): desenvolvimento de elastômeros, incluindo aditivação, processamento e reforço.
- Plásticos: desenvolvimento de novos materiais poliméricos, projetos de rotas e processos químicos focados na reciclagem de insumos e materiais poliméricos.
- Tintas e adesivos: desenvolvimento de tintas e adesivos sustentáveis para aplicações especiais.
O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros é uma das unidades EMBRAPII pronta para responder às demandas industriais. Para mais informações entre em contato conosco.
É Química Industrial e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Tecnologia de Elastômeros pelo Institut National de Formation Et D’enseignement Professionnel Du Caoutchou (IFOCA, França) e em Gestão Empresarial - Ênfase em Desenvolvimento de Lideranças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Autora do livro Introdução ao Processo de Pesagem na Indústria da Borracha e coautora do livro Tecnologia de Transformação dos Elastômeros pelo Centro Tecnológico de Polímeros SENAI. Eleita Profissional Destaque da Química no ano de 2011 pelo SINDIQUIM, CRQ 5ª Região e SINQUIRS. Possui experiência profissional na área da Química, processamento de elastômeros e termoplásticos, Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000 e ISO 17025), coordenação de projetos e gestão de negócios de tecnologia, pesquisa e inovação. Desde 2000 atua como gestora do Centro Tecnológico de Polímeros SENAI e mais recentemente, também, como gerente de operações do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, ambos sediados no Rio Grande do Sul.
É Tecnólogo em Polímeros, formado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Possui mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias pela UCS e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Possui experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e aditivação de termoplásticos, reciclagem de polímeros, materiais porosos, espumas poliméricas, aerogéis e hidrogéis, polímeros obtidos de fontes renováveis e biodegradáveis, fibras vegetais e nanocelulose, compósitos e nanocompósitos. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de plásticos e reciclagem.
É Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui mestrado em Química, com ênfase em Polímeros e também Especialização em Tecnologia da Borracha, ambos pela UFRGS. Possui experiência industrial em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos de borracha para os segmentos de peças técnicas e pneumáticos. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de elastômeros.
É graduado em Tecnologia de Polímeros pela Universidade de Caxias do Sul- UCS. Possui mestrado em Ciências dos Materiais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Com doutorado em andamento em Ciência dos Materiais - UFRGS. Possui experiência na área de processamento de termoplásticos, elastômeros e compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: extrusão de blendas e compósitos termoplásticos e elastoméricos, termoplásticos vulcanizáveis, moldagem por sopro de termoplásticos e moldagem por transferência de resina. Também possui experiência em Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimentos na área de processamento de termoplásticos.
- Aparelho de secagem de filmes
- Aparelho de Aderência
- Aparelho de abrasão / lavabilidade
- Durômetro König
- Placa de temperatura mínima de formação de filmes
- Grindômetro
- Teste de Tack por Rolling Ball
- Aparelho de dureza a Lápis
- Aparelho para Determinação Cor e Brilho
- MandrilCônico
- Medidor de Espessura de Camadas
- Dispersor Mecânico
- Aplicador de Filmes
- Dispersor Ultra-turrax
- Cabine de Pintura
- Aplicador de Adesivo Hot Melt
- Câmara de Biodegradabilidade
- Analisador de carbono orgânico (TOC)
- Avaliação da compostabilidade de materiais plásticos
- Determinação de efeitos ecotóxicos para plantas
- Sistema MTS
- DMTA
- Cromatógrafo a gás acoplado a espectrometria de massas em tandem (GC-MSMS)
- Cromatógrafo a Gás acoplado acoplado a diferentes detectores (GCFID-ECD-TCD-NPD-FPD)
- Cromatógrafo a Gás acoplado ao Thermal Energy Analysis (GC-TEA)
- Cromatógrafo a Gás Acoplado a espectrometria de massas (GC-MS)
- Cromatógrafo Líquido acoplado ao espectrômetro de massas de alta resolução (UHPLC-HRMS)(5)
- Cromatógrafo Líquido acoplado ao detector Arranjo de Diodo (HPLCDAD)
- Cromatógrafo para permeação em gel (GPC)
- Permeabilidade a Gases (CO2, O2, vapor d’água)
- Refractômetro
- Tensiômetro
- Viscosímetro Relativo
- Microscópio eletrônico de varredura (MEV) com Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raio-X (EDX)
- Microscópio de Força Atômica (AFM)
- Estereomicroscópio
- Ultracriomicrótomo
- Analisador de tamanho e distribuição de partículas por granulometria a laser em escala micro
- Analisador do tamanho e distribuição do tamanho de partículas em escala nano e analisador da estabilidade de emulsões
- Potencial Zeta
- Flexômetro
- Abrasímetro
- Deformação Permanente à Compresão
- Relaxação de Stress
- Resiliômetro
- Durômetros Shore A,D,OO, IRHD, Micro IRHD e Asker C
- Dinamômetro
- Queda de Dardos
- Impacto Izod, Charpy
- HDT e Vicat
- Inflamabilidade: Câmaras ASTM, UL e FMVSS 302
- Permeabilidade a O2, Vapor d’água, CO2
- Resistência a fluídos
- Creep e Fluencia sob
- Câmara de Inflamabilidade
- Câmara de inflamabilidade para indústria automobilística FMVSS 302
- Propagação de chama por Painel Radiante
- Estufas
- Câmaras de Xenon test
- Câmara UV
- Câmara de Ozônio
- Ciclos Climáticos
- Salt Spray
- Umidade Saturada
- Analisador Termogravimétrico (TGA)
- Calorímetro Diferencial de Varredura
- Fluorescência de Raios-X
- FTIR acoplado a microscópio ótico
- Analisador Termogravimétrico acoplado a espectrômetro de massas
- Espectrofotômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES)
Editais e Fomentos

Cases



Clientes e Parceiros









Documentos e Publicações

Fale Conosco
Para entrar em contato, preencha o formulário ao lado.
Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros
Av. Pres. João Goulart, 682, São Leopoldo/RS
Fone: 51 3904 2700
Whatsapp: 51 9485 8080
isipol@senairs.org.br