Você está aqui

Da Tecnologia à competitividade

A Jornada 4.0 - da tecnologia à competitividade - busca a promoção de temáticas relacionadas à Indústria 4.0 e demonstrações de tecnologias habilitadoras.  Conta com diversas atividades antes e durante a 31ª Mercopar, que acontece no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. A iniciativa é realizada por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS e do IEL/RS, com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, SENAI RS, Sebrae RS, ABII, ABINEE, ABIMAQ e AGCO. 

Uma jornada pode ser definida como uma soma de acontecimentos. Quando olhamos para um cenário industrial de mercados em constante transformação, a digitalização e a inserção de tecnologias nos processos produtivos são vitais para tornar as pequenas e médias indústrias mais competitivas. 

Em 2022, o desafio é falar sobre as diversas etapas e caminhos possíveis da transformação digital. A 5ª edição da Jornada 4.0 propõe debates, insights, cases e visitas técnicas para auxiliar na descoberta de oportunidades de crescimento e na competitividade das empresas e indústrias. 

Hora de aquecer os motores! Dois encontros ao vivo (lives) no Youtube com uma prévia dos conteúdos e cases que estarão na 5ª edição da Jornada 4.0.

14/09, às 11h – Live 1 | Usinagem 4.0

Neste encontro conheceremos as soluções desenvolvidas e utilizadas pela Aço Peças Demore com a aplicação de múltiplas tecnologias da indústria 4.0 capazes de trazer um grande impacto na sua produtividade e rentabilidade. O case vai trazer a experiência da empresa com sistemas de automação e softwares que buscam atender as necessidades de produção, considerando uma vasta gama de produtos, em pequenos lotes, com grande eficiência nos processos de usinagem. Serão apresentadas soluções como robôs colaborativos, almoxarifado vertical de ferramentas com sistema WMS, sistema de gerenciamento de ativos on time, bem como o sistema flexível de manufatura (Palletech System). 

Convidados: Michael Copelli - Coordenador de Tecnologia e Inovação na Aço Peças Demore   
Mediador: Bruno Barbieri - Consultor Técnico Sênior do Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

11/10, às 11h – Live 2 | De processos produtivos tradicionais para a Indústria 4.0

Implantação de um sistema de monitoramento da produção e visão computacional em uma indústria moveleira
A apresentação irá abordar a implantação de um sistema MES - Manufacturing Execution Systems (MInA), a aplicação de visão computacional para medição de área de chapa e a capacitação de colaboradores para utilização dos sistemas em uma empresa de móveis do Espírito Santo. Também será debatido como o sistema pode ser utilizado como uma ferramenta para acompanhar a produção em tempo real, gerando históricos de produção, paradas, perdas, OEE e outras informações do processo, além dos desafios encontrados durante a execução do projeto.

Convidado: Isaias da Silva - Engenheiro de Segurança do Trabalho no IST em Eficiência Operacional - SENAI/ES

Desenvolvimento de softwares e soluções de engenharia que unem tecnologias e pessoas
Conheceremos as soluções desenvolvidas pela FlokiSys com o objetivo de descomplicar as rotinas de empresas de diferentes segmentos através de tecnologias, desde o chão de fábrica até a gestão do negócio. Serão apresentados exemplos de como a empresa apoia na melhoria dos processos de forma eficiente e inovadora, garantindo o recebimento de todos os dados de operações em tempo real através de smartwatches. 

Convidada: Patricia Hoffmann - CFO da FlokiSys
Mediadora: Jéssica Dornelles – Doutoranda em Engenharia de Produção com ênfase em Indústria 4.0 e pesquisadora do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO/UFRGS) 

Visitas agendadas em empresas que possuem desenvolvimento na Indústria 4.0 para apresentar soluções, expectativas e compartilhar ideias sobre o tema.

18/10 - Visitação Demore Aço Peças
Das 9h30 às 11h30, em Caxias do Sul/RS.

20/10 - Visitação Centro de Desenvolvimento e Inovação Sanmartin
Das 9h30 às 11h30, em Caxias do Sul/RS.

Vagas limitadas.
Registre o interesse de participação na ficha de inscrição. Entraremos em contato para confirmação de presença e demais informações.

 

Debates sobre os caminhos para uma indústria mais tecnológica e estudos de casos e aplicações no cenário real.

Dia 19 de outubro, às 14h
Espaço Futuro, na 31ª Mercopar, em Caxias do Sul/RS

 

Agenda:

14h – Abertura
Palestrante: Daniel Martin Ely - Coordenador do CITEC, Diretor CIERGS, CTO e Vice-Presidente Executivo das Empresas Randon 

14h10 – Apresentação ABII

14h20 - Case i3C: Transformação digital na indústria de alimentos
Palestrante: Maikon Ulrich – CTO da i3C

14h35 – Rede 4.0: Célula Conceito da Indústria 4.0
Palestrante: Prof. Sílvio Bitencourt da Silva - UNISINOS

14h55 – Painel 5G

15h30 – Debate
Mediação: Natália Canever - SEBRAE

15h50 – Encerramento

 

Vagas limitadas para evento presencial.
Evento online transmitido pela plataforma da Mercopar e Youtube IEL/RS.

Registre seu interesse através da ficha de inscrição. A confirmação da participação do evento se dará mediante inscrição na plataforma da Mercopar.

Ambiente pensado para as empresas exporem e demonstrarem seus produtos ou serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0. São 12 espaços de 9m2 para exposição durante os quatro dias da 31ª Mercopar, de 18 a 21 de outubro de 2022, das 13h às 20h.

Empresas confirmadas:

NOVUS Produtos Eletrônicos

EasyPro Tecnologia

ACID Soluções Tecnológicas

FlokiSys

Dynamox

HERO 

Ellite Digital

 

A Jornada 4.0 traz a segunda edição do projeto em conjunto com o SENAI/RS e a Rede RS Indústria 4.0: a Célula Conceito da Indústria 4.0. O projeto será uma reprodução em escala real de uma etapa de um processo produtivo nos conceitos da Indústria 4.0, demonstrando na prática a aplicação de algumas Tecnologias Habilitadoras através da integração de fornecedores.

A Célula 4.0 estará exposta na 31ª Mercopar nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro de 2022. Não perca!

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES, AQUI.


PARA MAIS INFORMAÇÕES:

E-mail: citec@fiergs.org.br
Central de Relacionamento: 0800 051 8555 
WhatsApp: (51) 99279 4087