A FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Conselho de Inovação e Tecnologia, com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS, da Abimaq e da Abineee promove a terceira edição da Jornada 4.0. O objetivo é acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria com utilização das chamadas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, utilizando uma linguagem acessível para os diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial. São dois webinares e um seminário presencial, durante a 29ª Mercopar, de 17 a 19 de novembro, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Além disso, haverá exposição de fornecedores de tecnologias com soluções para a indústria nos três dias do evento.
Na última quarta-feira (4), ocorreu primeiro Webinar – Produtividade e Seus Ganhos a Longo Prazo. O segundo webinar, em 11 de novembro, às 14h terá como tema Manufatura Digital habilitando produtos inovadores, com palestra do representante da SKA, Micael Mota, sobreManufatura Digital na solução de problemas complexos, e do Gerente da AGCO, Daniel Canterelli, que vai abordar Manufatura aditiva em linha de produção.
No dia 18, em Caxias do Sul, o seminário terá o tema Indústria 4.0 orientada ao negócio, e ocorrerá obedecendo todos os critérios de segurança sanitária e saúde aos participantes. Haverá palestras sobre os desafios e os caminhos para uma indústria mais tecnológica, além de apresentações de cases de indústrias que já estão nesta caminhada e que possuem aplicações de tecnologias em cenário real. A programação inicia às 14h. A palestra inicial será de Alexandre Corrêa, da Elipse Software, que vai abordar Big Data e Analytics para alavancar resultados. Marcelo Pinto, da PPI Multitask, fala em seguida sobre Tecnologia mudando a cadeia de valor, e Fabrício Schmidt e Maurício Cavalli, da Brunning Tecnometal, farão a palestra Os nove pilares da indústria 4.0 devem servir ao seu negócio.
O Espaço de Exposição terá empresas com produtos ou serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0, desenvolvidas pela empresa ou em parcerias.