Você está aqui

IEL-RS busca aproximação entre startups e indústrias

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) vai buscar, em 2023, uma atuação maior na conexão de indústrias com startups, por meio do Programa IEL Lab, através da aceleração de projetos inovadores, da educação para novos modelos de negócios e da inserção no ecossistema de inovação. O programa, lançado em 2021, está dividido em eixos temáticos, contando com capacitações e consultorias, em prol da inovação aberta nas indústrias. “Em 2022 o IEL fez parcerias que possibilitaram agregar novos serviços como a parte educativa e de governança”, destaca o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. “Já tivemos 60 profissionais capacitados e para 2023 devemos ter mais três turmas de capacitação, além de teses de investimentos desenvolvidas junto com indústrias que buscam se conectar com startups”, ressalta.  As teses visam buscar novos modelos de negócios para as indústrias participantes, em temas como indústria 4.0, saúde mental e hardware.

Realizado de abril a outubro, o curso de Formação de Jovens Lideranças (Ciclo), realizado em parceria com o Conselho de Futuras Lideranças (Conlider), é outro destaque do IEL e que terá novidades na próxima edição. O curso foi remodelado para o formato EAD e deverá ter maior flexibilidade e ampliação do número de alunos.  No total, o Curso Ciclo já capacitou 117 profissionais em liderança. Em outubro do próximo ano, o Conlider promoverá o Encontro Anual de Jovens Lideranças da Indústria, que será realizado no Centro de Eventos FIERGS, com a participação de líderes de vários Estados que atuam nas Federações das Indústrias.

Outro foco para 2023 será a ampliação do Programa de Estágios, que este ano teve mais de 530 alunos inseridos na indústria.  O IEL promove a inserção de jovens talentos nas organizações visando ao aumento da competitividade das empresas e atua como agente integrador de estágios e bolsas de inovação. O Estágio IEL, juntamente com o Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), realizou o evento Diálogos para o Futuro, e reuniu 106 estudantes e empresários da indústria para dialogar sobre os desafios do mercado de trabalho, as oportunidades para os jovens estagiários, e em como se sobressair dentre tantos estudantes. As conversas foram baseadas nos resultados da pesquisa Talentos para Inovação, coordenada pelo IEL em parceria com o Citec e outras edições estão previstas para 2023.

A 5ª edição da Jornada 4.0, realizada durante a 31ª Mercopar, intitulada “Da tecnologia à competitividade”, promoveu temas relacionados à Indústria 4.0, demonstrações de tecnologias habilitadoras e caminhos possíveis para a transformação digital. O evento é realizado em parceria com o Citec da FIERGS, com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, Senai-RS, Sebrae RS, ABII, Abinee, Abimaq e AGCO.

Também tiveram destaque em 2022 o curso Entendendo a LGPD: Aspectos Gerais e Práticos, realizado juntamente com o Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, com o propósito de capacitar sobre os conceitos, normas e conteúdos relacionados à proteção de dados e a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas organizações. O Contrab também foi o parceiro no Curso de Preposto, que tem como objetivo de capacitar prepostos de empresas em audiências iniciais, de instrução, de mediação e de conciliação na Justiça do Trabalho, para que possam representar as empresas. As aulas aconteceram de 4 de outubro a 8 de dezembro, organizadas em cinco módulos e simulações.

Jornada 4.0 foi realizada durante a 31ª Mercopar

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022 - 16h16