Programa IEL Lab busca solucionar desafios
A 4ª edição do Programa IEL Lab, do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL-RS), que busca impulsionar a colaboração entre indústrias e o ecossistema de inovação, está lançando 12 desafios para startups. São eles:
- Integração IOT para Motorhomes – Implementar uma solução integrada que utilize Internet das Coisas (IoT) para conectar produtos, permitindo a comunicação e coleta de dados em tempo real, e criar uma interface intuitiva para facilitar a interação com esses produtos.
- Energia renovável em sistemas elétricos isolados - Desenvolver um sistema inversor inovador, que otimize a captação e o armazenamento de energia renovável em sistemas elétricos isolados.
- Tecnologia inteligente para performance de atletas – Por meio de uma solução inovadora, aprimorar a performance de atletas através de tecnologia inteligente. O desafio é criar um sistema avançado que capture e análise dados para ajudar a otimizar seu desempenho, especialmente durante os treinamentos.
- Otimização dos aquecedores de toalhas elétricas com internet das coisas - Integrar a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para otimizar o uso de aquecedores de toalhas elétricos.
- Monitoramento de Grandes Empreendimentos - Obter informações detalhadas sobre grandes empreendimentos de construção, incluindo a localização exata das obras e os responsáveis pela gestão desses projetos.
- Armazém Hiperconectado - Utilizar soluções que utilizem tecnologias de reconhecimento de imagem para transformação de armazéns.
- Gestão e uso inteligente de ativos de giro - Utilizar novos materiais, revolucionando a gestão e o uso de ativos de giro na área logística e na área industrial. Encontrar novos ativos para itens como pallets, chapas, garrafas de vidro, engradados, garrafões de 20L e equipamentos contenedores.
- Recrutamento e engajamento de mão-de-obra na indústria calçadista - Superar a falta de mão de obra e aumentar a captação de talentos para indústrias vinculadas ao setor de calçados, especialmente em um público com baixa familiaridade com tecnologia.
- Alinhamento linear digital articulado (Pivos´s irrigação) - Desenvolvimento de uma solução para alinhamento linear digital nos pivôs de irrigação de forma autônoma, permitindo articulação quando necessário. Parte deste desafio será a construção de uma replica do PIVO de Irrigação (três a quatro lances) através de Impressora 3D, com a automação necessária para replicar a operação de alinhamento linear e conexão ao Portal da empresa.
- Monitoramento inteligente de lavoura – Desenvolver uma armadilha inteligente capaz de detectar a incidência de pragas de insetos. A ideia é encontrar uma solução inovadora que não só identifique os insetos, mas também colete e análise dados em tempo real, possibilitando uma melhor compreensão e controle das pragas.
- Conservação e volumetria em silos de grãos - Predição e monitoramento de problemas na conservação de grãos, utilizando dados de termometria, estação meteorológica e atuação da areação junto com sensoriamento de umidade relativa do ar intergranular e temperatura em silos/armazéns, assim como sensoriamento do nível de grãos (Volumetria) ou outras soluções disruptivas de sensoriamento.
- Recuperação de estoque - Realizar a recuperação de estoque de materiais para a fabricação de motores e sistemas de abastecimento GNV, após a perda de 40% do inventário devido às enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul
Além de inscrições de startups para a solução dos problemas, o IEL-RS recebe novos desafios a serem resolvidos. Informações e mais detalhes sobre os desafios aqui.
Publicado quinta-feira, 5 de Setembro de 2024 - 16h16