Fórum de inovação foi totalmente virtual
Crédito foto: Dudu Leal
Em 2022, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) reforçará sua atuação como facilitador da interação efetiva entre a indústria gaúcha e as startups, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Este ano foi lançado o IEL Lab, um hub para aceleração de startups que desenvolvem soluções a desafios da indústria, com a parceria da Hards. Os desafios na fase piloto foram em logística, saúde mental e produtividade. “O programa se consolidará em 2022 e 2023, com meta de atendimento de mais 15 empresas industriais do RS”, explica o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. A intenção é antecipar oportunidades e soluções aos desafios da indústria de transformação.
Em 2021, o IEL-RS capacitou 1.691 profissionais em gestão da inovação. Entre as atividades, se destaca o Fórum de Inovação, com mais de 300 inscritos, e que levou o tema da cultura da inovação das organizações a partir da diversidade, da comunicação e da mudança de comportamento. O evento, realizado de forma on-line, abordou também a transformação da sociedade e seus impactos nas estratégias das empresas e das pessoas pela nova realidade digital. Ainda foram criadas parcerias com outros agentes e ecossistemas de inovação, como o Instituto Caldeira e Instituto Hélice. O IEL-RS também apoia o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, que tem como objetivo promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha.
No edital Finep NAGI Digital, o IEL, o Senai e a Unisinos firmaram parceria e desenvolveram uma metodologia de gestão da inovação para facilitar a transformação digital nas empresas, e envolve aspectos comportamentais e tecnológicos. Esse projeto faz parte de uma rede nacional de núcleos de inovação digital, e o método criado permitirá apoiar muitas empresas a passar por esta fase de adequação e inserção na economia digital.
Em gestão empresarial, o IEL capacitou 2.215 pessoas, com destaque para a 3ª edição do Ciclo de Formação Conlider, com 40 participantes, que visa desenvolver o associativismo nos empresários da linha sucessória dos seus respectivos empreendimentos. Os temas abordados foram Futurismo, Governança Corporativa e Familiar, Novos Modelos de Negócios, Gestão Ágil, Diálogo, Negociação e Persuasão, Criatividade e Liderando a Si Mesmo.
Como agente de integração de estágios, o IEL promoveu a entrada de : 1.744 estagiários no mercado de trabalho, atendendo 224 empresas. O Programa de Bolsas para Inovação com parceria do Instituto de Pesquisas Tecnlógicas, o CNPq e a Fapergs, teve 15 bolsistas inseridos em empresas.
Outros destaques do IEL-RS em 2021 foram a Jornada 4.0, realizada durante a Mercopar, que contou com três webinares e um seminário presencial. O evento é realizado em parceria do IEL-RS e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS, da Abimaq e da Abinee e este ano teve como destaque a entrega da Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0. Também foi criado o curso de Prepostos, em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho da Fiergs, com a realização de duas turmas em 2021. O curso permanece no portofolio em 2022.