IEL Talks apresenta os desafios da indústria gaúcha na reconstrução do RS
Com o tema “(Des) Industrialização: Desafios da Indústria Gaúcha”, a edição do IEL Talks desta semana abordou o contexto atual do setor e os desafios para sua reconstrução. Realizado na quinta-feira, dia 1º, o debate promovido pelo IEL contou com a participação do Observatório da Indústria FIERGS, que tem como propósito gerar valor para a indústria através de estudos e informações econômicas, social e setorial, que possam subsidiar a tomada de decisão estratégica.
A desindustrialização é entendida como o declínio da importância do setor industrial em uma economia. O Rio Grande do Sul tem esse processo intensificado, em razão dos efeitos das enchentes ocorridas no estado, em 2023 e 2024. A pesquisadora do observatório, Angélica Massuquetti, explica que a involução da área é resultado de uma série de fatores. “A adoção de políticas macroeconômicas que não valorizam o setor industrial, com elevadas cargas tributárias e altas taxas de juros, a insuficiência de investimentos, infraestrutura e pesquisa, o aumento da concorrência global e da exportação de commodities são aspectos que potencializam a desindustrialização”, afirma Angélica.
Durante o fórum de discussão, os pesquisadores discutiram maneiras de enfrentar a crise, considerando a industrialização como estratégia de reconstrução. De acordo com o observatório, o foco deve ser a promoção da inovação, a qualificação da mão de obra e o ganho de competitividade da indústria gaúcha no cenário nacional e internacional.