O webinar Produtividade e eficiência em custos na indústria, com Eduardo Pozzi, realizado em 1° de outubro, foi o último da série do Programa Educação Executiva, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), em parceria com a Insper. Pozzi, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e que atua como consultor na Área de Avaliação de Investimentos e Avaliação de Empresas (Valuation) e Modelagem de Risco de Crédito, falou sobre o cenário de restrição de recursos e o desafio de aumento de produtividade e gestão eficiente de custos para gestores e empresários. Ele abordou a estrutura de um programa de produtividade, visão das principais ferramentas e processos voltados à produtividade, vantagens de um processo estruturado versus ações pontuais e a importância de iniciativas de sustentação do processo e criação de uma cultura de produtividade.
A série buscou com painéis trocar boas práticas do que pode ser planejado ou realizado neste momento para garantir a sobrevivência e a retomada de negócios. A primeira palestra abordou o novo comportamento do consumidor. O coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper, Sílvio Laban Neto, destacou que a tecnologia da informação é o motor desta transformação. “As mudanças que já estavam acontecendo foram aceleradas por este momento de pandemia e distanciamento social”, disse ele, destacando que o e-commerce veio para ficar. Conforme ele, a maioria das empresas está digitalizando aspectos de distribuição, produtos e ecossistemas.
Eficiência e resiliência foram apontados pelo especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, Luiz Vieira, como fundamentais para superar o impacto da Covid-19 nas empresas. Ele foi o palestrante do segundo webinar O Impacto da Covid19 na cadeia de suprimentos e preparação para novas demandas. Vieira destacou que ainda há muita instabilidade, já que a pandemia ainda não terminou. “Temos que dar continuidade aos negócios com toda a instabilidade. Para isso, a primeira coisa a fazer é definir diretrizes e prioridades”, ressaltou. Avaliar fornecedores, níveis de estoque, novas rotas e modais e riscos financeiros são fundamentais. Priorizar o cliente e estabelecer parcerias para se alcançar objetivos também estão entre as medidas que devem ser pensadas. Vieira coloca como novas demandas pós-Covid19 além da aceleração digital, que as empresas devem estar preparadas, o reconhecimento a valores ambientais e sustentabilidade, assim como criar uma maior agilidade. “Devemos pensar em implementar novos processos, incluindo a automação, diversificar a base de fornecedores e pensar em novos cenários”, disse ele.
Os três webinares estão disponíveis no Canal do IEL RS no You Tube.