Você está aqui

Hoje, mais do que nunca, é preciso otimizar processos e encontrar soluções simplificadas. A concorrência, agora, é a nível global, o que exige muita responsabilidade dos gestores. Por isso, é necessário desenvolver um modelo de negócio inovador para se manter competitivo.

Afinal, por meio da Internet e outras tecnologias colaborativas, muitas mudanças aconteceram no mundo empresarial nos últimos anos, como a incorporação de recursos da Inteligência Artificial e outros tipos de automação. Ou seja, inovar é a ordem da atualidade.

Neste artigo, você vai entender o conceito de modelo de negócio inovador, saber como aumentar o Employee Value Proposition (Proposta de Valor ao Empregado) e conferir dicas para construir o seu próprio exemplar. Acompanhe.

O que é modelo de negócio inovador?

É uma unidade analítica para identificar sistematicamente o ponto de partida da inovação, o que significa que as empresas podem alterar partes de modelo de negócios e, assim, criar uma vantagem sobre os concorrentes.

Em outras palavras, é a arte de aumentar a vantagem e a criação de valor por meio de mudanças simultâneas e positivas tanto na Proposta de Valor ao Empregado (EVP — Employee Value Proposition) quanto no modelo operacional implícito. 

O EVP corresponde a tudo aquilo que uma empresa proporciona aos funcionários em troca do tempo e esforço investidos ao desempenhar as atividades no ambiente de trabalho.

 Como aumentar o Employee Value Proposition?

Se você tem um EVP estruturado ou mesmo se está apenas começando, o primeiro passo é avaliar o estado atual dos negócios e determinar o que pode ser melhorado. Confira estas dicas para não ter dúvidas.

Realize uma pesquisa

A melhor maneira de criar um EVP bem-sucedido é empregar metas que se concentrem no que os trabalhadores desejam. Para entender isso, é mais fácil perguntar a eles. Quando é feita da forma certa, a pesquisa em toda a empresa é capaz de apontar a verdade sobre os elogios e reclamações da equipe.

Também é bom definir os tipos de trabalhadores que você gostaria de atrair e quais benefícios são mais importantes para o grupo. Não negligencie as qualidades que podem diferenciar seus negócios, como uma cultura envolvente da empresa, trabalho gratificante e vantagens no local.

Ofereça possibilidades de desenvolvimento de carreira

A última coisa que os empregados querem é sentir a vida profissional paralisada. Eles desejam aprender, desenvolver novas habilidades e continuar a crescer. O principal motivo pelo qual as pessoas deixam o emprego é a falta de oportunidade de crescimento no local de trabalho.

Portanto, parte do seu EVP deve focar nos planos de desenvolvimento que se concentram no estabelecimento de metas de promoção interna. O simples reconhecimento das realizações de cada um já ajuda bastante, mas é importante deixar claro que as portas estão abertas.

Tenha uma folha de pagamento justa

Os funcionários gostam que informações sobre benefícios salariais e monetários sejam transparentes. Por isso, observe o mercado de trabalho em sua área e o que os concorrentes estão pagando. É bom levar em conta as flutuações econômicas, como o aumento do preço do gás e aluguel.

Em seguida, crie uma política de pagamento que descreva as expectativas deles em relação ao salário. Outra dica é incluir um cronograma flexível para obter aumentos e bônus monetários.

Aumente o envolvimento dos funcionários

Um valor que você pode oferecer é uma atmosfera de trabalho interessante e envolvente. As pessoas que ficam engajadas geralmente se sentem mais conectadas e apaixonadas pelo que fazem. 

Uma maneira de fazer isso é utilizar aplicativos que aprimoram o envolvimento durante treinamentos, reuniões e outros. Assim, elas podem referenciar materiais, se comunicar e acompanhar o progresso de qualquer lugar.

 Faça entrevistas em busca de feedback

Em vez de conversar com o funcionário depois do aviso prévio, considere a realização de entrevistas de permanência, na qual você faz alguns questionamentos e troca ideias para saber se está tudo bem. É interessante perguntar o que o atraiu para a posição em primeiro lugar e o que o faria sair da empresa.

Essa pode ser uma boa maneira de destacar suas virtudes atuais e, ao mesmo tempo, descobrir as áreas que precisam ser aprimoradas. Lembre-se: é melhor usar o EVP durante o tempo de trabalho de alguém — e não depois que a pessoa pedir demissão.

Como construir um modelo de negócio inovador?

Agora, vamos dar uma olhada em quatro dicas eficazes que ajudarão você a impulsionar a inovação na empresa.

Construa uma cultura de inovação

Tudo começa com a criação e o incentivo de uma cultura inovadora em sua empresa para permitir que os empregados se manifestem, tragam ideias criativas para a mesa e implementem estratégias incríveis. Para isso, o grupo tem que se sentir à vontade para contribuir, ser reconhecido, apreciado e levado em consideração.

Então, rompa a barreira entre a gerência e os funcionários, melhore a comunicação entre os departamentos e incentive sessões de brainstorming. Coloque todas as ideias em uma caixa de sugestões ou arquivo digital para dar vida a algumas delas depois.

Monte um time de pessoas inovadoras 

A capacidade de melhorar uma ideia existente ou inventar algo completamente novo pode não ser uma característica inerente. Como não dá para pedir que os trabalhadores sejam inovadores, isso significa que você precisa se cercar de pessoas criativas. 

Com isso em mente, vá em frente e refine seu processo de contratação buscando pessoas que pensam de forma diferente do resto do grupo, têm hobbies incomuns ou nutrem hábitos que contribuem para o surgimento de boas ideias, como: ler, escrever, tocar algum instrumento, etc. Leve em conta também a disponibilidade dos profissionais para o trabalho remoto.

Ofereça um ambiente de trabalho agradável e estimulante 

Isso inclui a criação de um espaço no qual os funcionários desejam voltar em outro momento. Sendo assim, ofereça um ambiente climatizado, com áreas de descanso e lazer, um escritório com equipamentos em boas condições, acesso à luz natural, etc.

Considere pendurar obras de arte para adicionar cor e estilo ou pintar as paredes com texturas vibrantes. Outras ideias são: espalhar livros, biscoitos, chocolates ou colocar música ambiente no espaço onde todos ficam na hora do intervalo. São coisas simples, mas que fazem a diferença.

Adote tecnologias inovadoras

No mundo empresarial, não pode haver inovação disruptiva bem-sucedida sem tecnologias modernas. Desde a automação comercial até o software orientado por IA, que pode ser incorporado a processos em todos os departamentos, há muitas maneiras de gerar inovação.

Por exemplo, com os recursos certos você pode atender facilmente às necessidades de cada tipo de cliente de forma personalizada e, ao mesmo tempo, otimizar o fluxo de trabalho para seus agentes e criar um ambiente organizacional mais produtivo.

Por que é importante capacitar os empregados?

Ter uma equipe eficiente ajuda a fortalecer a marca e a tornar sua empresa reconhecida no mercado. Também faz com que a organização seja mais atraente para novos candidatos em potencial que buscam melhorar habilidades e encontrar oportunidades associadas.

É pouco provável que o funcionário mude de empregador se estiver trabalhando em um lugar que oferece capacitação contínua, além da chance de desenvolver a carreira profissional. Portanto, problemas como alta rotatividade e custos de recrutamento diminuem. Todos esses benefícios resultam no aumento da produtividade, uma vez que é possível otimizar a eficiência nos processos.

Como você viu, desenvolver um modelo de negócio inovador não é simples, mas é possível. Principalmente se você incentivar uma cultura de inovação, tiver uma equipe criativa, oferecer um ambiente de trabalho propício e investir em tecnologia.

Se quiser expandir o seu negócio cada vez mais, curta a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram, LinkedIn e YouTube para acompanhar outros materiais.

quarta-feira, 15 de Julho de 2020 - 16h16

Deixe um Comentário

1 + 6 =