Você está aqui

A FIERGS promoveu nesta quinta-feira (10) diversas atividades no segundo dia de South Summit. Às 16h, no Wine Boat, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), com apoio do Sistema FIERGS, lançou o Programa RS Talentos. A iniciativa visa a formação, retenção e atração de alunos capacitados e conectados às novas tecnologias no Estado, por meio de bolsas de estudo para a área de engenharia e afins. “O projeto vem ao encontro de uma grande demanda por mão-de-obra qualificada no Estado. Quando nos referimos à inovação, falamos em mudança, que algo precisa acontecer, ou seja, o ativo de uma empresa passará a ser os cérebros dos colaboradores. Então, o programa é determinante para o Estado, a Indústria e a atração de investimentos de alto valor agregado”, destacou a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, durante a solenidade. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de o Estado ter pessoas qualificadas. “Sem profissionais que farão a diferença haverá um gargalo na nossa produção e no ecossistema de inovação”, afirmou.

Com início às 14h, as rodadas de negócios entre startups e empresas, promovidas pela UFRGS, Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, estimularam o investimento na indústria gaúcha. “A grande ‘sacada’ do evento é aproximar startups de empresas que querem nos ouvir. É a oportunidade de termos contato com pessoas que realmente se importam com as nossas soluções”, contou CEO da DokaLab, Rogério Pereira. A atividade contou com mais de 55 startups e 25 organizações participantes.

PAINEL ABORDA A INTEGRAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
No fim do dia, no palco RS Innovation, o executivo do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da FIERGS, Tiago Pereira Neto, participou do painel Inovação aberta e sustentabilidade: como startups e indústrias do RS podem cocriar um futuro verde. Ao lado do especialista em inovação da Fruki Bebidas, Rodrigo Cury Teixeira, e do sócio-diretor da empresa Ambiente Verde, Alberto Luiz Wanner, Tiago falou sobre a importância da união entre inovação e sustentabilidade para o fortalecimento da indústria. “A sustentabilidade deve ser vista pelo empresário como uma oportunidade de inovar e tornar os processos industriais ecoeficientes, energeticamente limpos e ainda mais competitivos”, afirmou.

Durante o painel, foram destacadas iniciativas como o IEL Lab, voltado a impulsionar a colaboração entre a indústria e o ecossistema de inovação. Rodrigo Teixeira abordou os caminhos da inovação dentro das empresas, enquanto Alberto Wanner compartilhou sua experiência à frente da Ambiente Verde, criada em 2011 a partir dos desafios do setor calçadista e voltada à gestão sustentável de resíduos industriais. Os participantes também reforçaram que um futuro ecoconsciente só pode ser alcançado por meio da inovação. “O Rio Grande do Sul tem um ecossistema de inovação muito forte diante do cenário nacional. Criar um ambiente de aproximação entre startups e indústrias é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável”, concluiu Tiago.

Sexta-feira, 11 de abril 

  • 10h: Painel Future-Proofing Talent: Technology, Education and the Workforce of Tomorrow, com Susana Kakuta, no palco Corner. 
  • 10h48: Painel Plataforma de Biomassa do Rio Grande do Sul: uma parceria entre Senai-RS, UFSM e SICT, com Susana Kakuta, no palco RS Innovation. 
  • 14h30: Painel Políticas de Incentivo à Inovação em Empresas no palco RS Innovation. 
  • 15h10: Painel O Impacto da Eletrificação de Veículos no Brasil, com o coordenador do Citec, Marcus Coster, no palco Corner.
Publicado quinta-feira, 10 de Abril de 2025 - 19h19