IMPACTOS DA ELETRIFICAÇÃO DE VEÍCULOS EM DEBATE
Na parte da tarde, o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS e diretor da Federação, Marcus Coester, foi um dos speakers do painel The Impact of Vehicle Electrification in Brazil, no palco Corner. Dividindo a conferência com o CEO da Auper, Silvio Rotilli, e o diretor técnico do Detran-RS, Fábio Santos, Coester explicou que o crescimento das frotas de veículos elétricos está associado à consolidação das energias renováveis e ao investimento em tecnologias que suportem esses transportes.
“Temos aprendizados importantes para tirar de todo esse processo, principalmente na indústria”, afirmou Coester. “A inovação sempre estará alicerçada na busca e aplicação de conhecimento científico. É fato que uma grande transformação está em curso na indústria automobilística e exigirá, além de conhecimento e inovação, investimento e liderança para que as novas oportunidades sejam supridas”, salientou.
PAINEL ABORDA O INCENTIVO AO INÉDITO
Já a importância de políticas de incentivo à inovação nas empresas foi o tema da participação da gerente técnica do IEL-RS, Bruna Hermes, no palco RS Innovation. O seminário contou, ainda, com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, do diretor científico da Fundação, Rafael Roesler, e da diretora de inovação da Sict, Paola Schaeffer.
A atividade também abordou iniciativas que já se concretizaram, como o programa Cientista na Indústria, uma parceria do IEL-RS com a Fapergs. “É uma oportunidade única para micro, pequenas e médias indústrias que desejam ir além. É uma chance concreta de elevar a competitividade dos negócios, inovar em produtos, processos e serviços com um projeto estratégico e sob medida”, destacou Hermes. A iniciativa oferece bolsas para pesquisadores com mestrado ou doutorado para fomentar inovação e desenvolvimento tecnológico.