Você está aqui

Educação para o futuro, geração de energia sustentável, eletrificação de veículos e políticas de incentivo à inovação foram temas que marcaram a participação do Sistema FIERGS no último dia do South Summit Brazil 2025, nesta sexta-feira (11). A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, participou de dois painéis durante a manhã, onde destacou a importância da educação inovadora como motor de transformação social, econômica e industrial. Também apresentou uma nova plataforma que busca mapear no Estado a biomassa primária, matéria orgânica que pode ser utilizada como recurso natural renovável.

Às 10h, no palco Corner, Susana participou do painel Future-Proofing Talent: Technology, Education and the Workforce of Tomorrow, abordando os desafios da educação para o futuro e como atrair o interesse dos jovens para a indústria. A diretora dividiu o palco com a presidente e CEO da Junior Achievement Americas, Noël Zemborain, e com as diretoras de desenvolvimento e reconhecimento do International Baccalaureate (IB), Maripe Menendez e Clarissa Weber.

Durante sua fala, trouxe como exemplo uma observação que fez durante visita à fábrica da Volkswagen, durante a Feira de Hannover, na Alemanha, no início deste mês. “Ficamos surpresos com a falta de pessoas no chão de fábrica. Onde estavam os 15 mil funcionários daquela indústria? Eles estavam lá, mas programando, trabalhando na manutenção de robôs e em outras atividades que envolvem diretamente tecnologia e inovação”, relatou. Para Susana, a educação tem um papel essencial na construção de competências para o futuro, essenciais para o mundo industrial. “Precisamos de uma educação que aborde essa nova realidade para mostrar ao jovem as oportunidades que existem dentro da indústria”, afirmou.

Susana também destacou o papel do Sesi-RS e Senai-RS na construção de uma educação inovadora, voltada para os novos desafios da indústria. “No Senai-RS, trabalhamos para atrair os jovens à indústria através da tecnologia. Porém, esse processo começa já na educação básica, por meio do Sesi-RS, onde os alunos aprendem sobre robótica e programação de forma lúdica.”
 
PLATAFORMA DE MAPEAMENTO DE DADOS SOBRE BIOMASSA NO ESTADO É APRESENTADA
Já no palco RS Innovation, Susana Kakuta apresentou uma iniciativa inovadora no painel Plataforma de biomassa do Rio Grande do Sul: uma parceria entre Senai-RS, UFSM e Sict. A iniciativa é uma parceria entre o Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Susana esteve no painel ao lado do gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes, da secretária da Sict, Simone Stülp, e do professor da UFSM, Leandro Carvalho.
Em sua fala, destacou a relevância do tema para a indústria. “Quando falamos em biomassa, temos uma relação direta com a transição energética, um insumo básico na indústria. Isso também envolve educação voltada à inovação e à sustentabilidade, assim como maneiras de conduzir a indústria rumo a uma sustentabilidade global. Países como Alemanha e Holanda têm uma grande parte da matriz energética baseada em biomassa. Precisamos começar a enxergar esse cenário de forma clara”, afirmou. O papel da indústria no contexto energético também foi enfatizado por Victor Gomes. “A indústria precisa de energia para produzir, e vamos aproximar quem está buscando biomassa e quem está produzindo”, explicou. A plataforma já está disponível no link http://biomassars.com.br/.

.

IMPACTOS DA ELETRIFICAÇÃO DE VEÍCULOS EM DEBATE
Na parte da tarde, o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS e diretor da Federação, Marcus Coester, foi um dos speakers do painel The Impact of Vehicle Electrification in Brazil, no palco Corner. Dividindo a conferência com o CEO da Auper, Silvio Rotilli, e o diretor técnico do Detran-RS, Fábio Santos, Coester explicou que o crescimento das frotas de veículos elétricos está associado à consolidação das energias renováveis e ao investimento em tecnologias que suportem esses transportes.

“Temos aprendizados importantes para tirar de todo esse processo, principalmente na indústria”, afirmou Coester. “A inovação sempre estará alicerçada na busca e aplicação de conhecimento científico. É fato que uma grande transformação está em curso na indústria automobilística e exigirá, além de conhecimento e inovação, investimento e liderança para que as novas oportunidades sejam supridas”, salientou.

PAINEL ABORDA O INCENTIVO AO INÉDITO
Já a importância de políticas de incentivo à inovação nas empresas foi o tema da participação da gerente técnica do IEL-RS, Bruna Hermes, no palco RS Innovation. O seminário contou, ainda, com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, do diretor científico da Fundação, Rafael Roesler, e da diretora de inovação da Sict, Paola Schaeffer.

A atividade também abordou iniciativas que já se concretizaram, como o programa Cientista na Indústria, uma parceria do IEL-RS com a Fapergs. “É uma oportunidade única para micro, pequenas e médias indústrias que desejam ir além. É uma chance concreta de elevar a competitividade dos negócios, inovar em produtos, processos e serviços com um projeto estratégico e sob medida”, destacou Hermes. A iniciativa oferece bolsas para pesquisadores com mestrado ou doutorado para fomentar inovação e desenvolvimento tecnológico.

Publicado sexta-feira, 11 de Abril de 2025 - 17h17