Você está aqui

IEL-RS busca fortalecer atuação digital

Fortalecer a atuação digital é a principal meta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) para o próximo ano.  “Faremos a entrega de todos os produtos de forma digital”, esclarece o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. A ação inclui cursos em nível empresarial, executivos e estagiários.  Em 2020 foram 2.215 profissionais capacitados em gestão empresarial e 1.691 em gestão da inovação e 438 empresas atendidas. “Foi um ano atípico, mas mantivemos a missão de promover a competitividade de empresas e sindicatos industriais gerando e compartilhando conhecimentos que desmistificaram a inovação, promovendo a cultura empreendedora, desenvolvendo os jovens talentos e os líderes empresariais”, destaca Zuanazzi.  

O IEL-RS vem ampliando sua atuação nos últimos dois anos na medida em que cresce o envolvimento do IEL no planejamento e na execução financeira de ações dos conselhos temáticos do Sistema FIERGS como o Conlider, o Citec e o Copemi. A aproximação com o ecossistema de startups, estabelecendo parcerias com agentes estratégicos, é outra meta do IEL para o próximo ano. “A nossa intenção é nos tornarmos um hub, facilitando o encaminhamento de projetos de interesse da indústria”, ressalta Zuanazzi.

Ainda tem destaque em 2020 os eventos Transformação Digital na Prática – A Liderança Adaptativa, em Educação Executiva, uma série de três webinares, que foram construídos em parceria com a Escola Insper. O Diálogos para o Agora, também de forma digital, abordou “Comunicabilidade”, “Trabalho Remoto”, “E-Commerce” e “Diversidade – uma alavanca para a competitividade das indústrias”. A Jornada 4.0, que contou com três webinares e um seminário presencial, durante a Mercopar, também merece destaque. O evento foi realizado em parceria do IEL-RS e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS, da Abimaq e da Abinee. E o Ciclo de Formação Conlider que visa desenvolver o associativismo nos empresários da linha sucessória dos seus respectivos empreendimentos.Os temas abordados foram Futurismo, Governança Corporativa e Familiar, Novos Modelos de Negócios, Gestão Ágil, Diálogo, Negociação e Persuasão, Criatividade e Liderando a Si.

Para 2021, o IEL-RS vai iniciar um programa de capacitação de estagiários e aprendizes, de forma online. A intenção é abordar temas como gestão de tempo, comunicação, trabalho em grupo, competências comportamentais, entre outros. Este ano, mesmo com o distanciamento social, o IEL inseriu 224 alunos em empresas e cadastrou 1.744. No Programa de Bolsas para Inovação,15 bolsistas foram colocados em indústrias. O programa incentiva a prática da pesquisa e da extensão, visando ao desenvolvimento tecnológico e de inovação, bem como promover a participação de pesquisadores e por fim desenvolver competências comportamentais da equipe de execução de projetos de P,D&I no âmbito do IEL/RS e de seus parceiros.

Publicado quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 - 16h16
22/02/2021
Indústria e Desenvolvimento
20/02/2021
Desenvolvimento Humano